Introdução

Conheça os mercados à vista e fracionário e saiba suas principais diferenças

Conheça os mercados à vista e fracionário e saiba suas principais diferenças



Por: Fabio Pordeus Pedrosa | 07/05/2019

Mercados à vista e fracionário

Você sabia que é possível comprar e vender ações na BM&FBovespa por meio de dois mercados? Isso mesmo, você pode negociar ações através dos mercados à vista e fracionário. Vamos abordar separadamente estes dois assuntos.

Mercado à vista

O que é o mercado à vista? É o mercado onde as ações são negociadas em lotes, comumente chamados de lotes-padrão. A BM&FBovespa organiza os negócios em lotes, por exemplo de 10, 100, 1.000 ou mais ações e as empresas definem o tamanho do lote-padrão de suas ações. Geralmente o agrupamento ocorre em lotes de 100 ações, mas pode variar de ativo para ativo.

Como saber o lote-padrão de um determinado ativo? Você pode consultar o site da BM&FBovespa através do menu Mercado > Ações. Na sequência basta clicar no menu lateral Consultas > Lotes de Negociação.

Além disso, você pode usar o home broker para obter esta informação. De que forma? Simples, usando a boleta de negociação.

Mercado fracionário

O mercado fracionário é onde são negociadas frações de lote-padrão, ou seja, as ações são negociadas unitariamente. Por exemplo, caso o lote-padrão seja de 100 ações, o investidor poderá comprar ou vender de 1 a 99 ações no fracionário.

Qual a importância do mercado fracionário? Ele permite que investidores com capital reduzido possam participar do mercado de ações. Por exemplo, ao final do dia 12 de setembro de 2011 era necessário ter aproximadamente um capital de R$ 4.200,00 para comprar 1 lote de VALE5, equivalente a 100 ações. Logo, quem não tiver este montante poderá recorrer ao fracionário para adquirir VALE5 de acordo com sua disponibilidade financeira.

E como proceder para negociar no fracionário? Simples, basta colocar a letra F após o código do ativo na boleta de compra ou venda do seu home broker.

O que é preciso fazer para comprar 250 ações da USIM5? De maneira geral, será necessário enviar duas ordens de compra: 200 ações no mercado à vista e 50 ações no mercado fracionário. Neste caso, o investidor terá que pagar duas taxas de corretagem.

Principais diferenças

Resumidamente quais são as principais diferenças entre os dois mercados?

1. Lote mínimo – quantidade mínima de ações que podem ser negociadas, geralmente 100 no mercado à vista e 1 no fracionário.

2. Código de negociação – um mesmo ativo tem códigos diferentes para os mercados à vista e fracionário. Para negociar um ativo no fracionário basta adicionar a letra F ao código usado no à vista.

3. Spread – maior no mercado fracionário. Mas o que significa spread? No mercado de ações é a diferença entre as melhores ofertas de compra e venda.

4. Liquidez – maior no mercado à vista. E o que é liquidez? De maneira simples é a facilidade de conversão de um ativo em dinheiro sem perda significativa do seu valor.

Observações

Levando em consideração o spread e a liquidez ao operar no mercado de ações, dê preferência ao mercado à vista, ao invés do fracionário.

É importante destacar que independente de adquirir ações de uma empresa no mercado à vista ou fracionário, a ação é a mesma. Portanto, ao comprar USIM5 ou USIM5F você estará adquirindo ações preferenciais da Usiminas. A diferença está apenas no mercado em que elas são negociadas.